terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aranhas e Formiga em Santa Catarina

Valeu mestre, obrigado pelo retorno. Seguem fotos mais bem tiradas.
Foto 1: Com essa foto dos olhos realmente não deixa dúvidas que se trata de uma Lycosidae
Foto 2: Segue um detalhe da bolsa, que ainda não eclodiu
Foto 3: Como havias mencionado, nessa foto dá pra ver bem onde está faltando as patas, as da frente, conforme mencionastes
Foto 4: Ela soltou algo que pareciam ovos, mas acho que são excrementos. Por tabela, foto de outra aranha que catei pra ela comer, mas nenhum interesse. É bem pequena, dá pra identificar?
Foto 5: Além de uma mosquinha, coloquei esta formiga também pra ver se ela comia, mas nada, ficou estressadíssima e fugiu dessa formiga como o diabo foge da cruz. No fim essa formiga se mostrou bem interessante, ela abria as presas a 180 graus, e quando encostava em algo, fazia um estalo bem audível, ganhando um tremendo impulso no sentido oposto, como um foguete, que a jogava longe. Dei uma pesquisada e é uma formiga-de-estalo ou odontomachus, com uma das picadas mais fortes e doloridas - não conhecia, peguei sem cuidado algum com a mão, ainda bem que não deu nada...
Como está demorando muito a eclodir a bolsa da aranha prenha, coloquei umas plantas e tronquinhos no vidro maior, pra ver se ela fica mais à vontade, já que não está comendo e estou ficando preocupado com sua saúde. Queria pelo menos ver a ninhada antes de soltar, mas também não queria fazer mal a ela.
Obrigado
Abraços
Eduardo de Florianópolis, Santa Catarina.
      Edu, talvez, alimentá-la com outros predadores não seja uma boa ideia. Formigas são animais temidos, uma formiga de grande porte ainda mais, é até difícil dizer se a aranha realmente levaria a melhor em um confronto. Odontomachus spp., como outras Ponerinae spp. são também dotadas de ferrão e injetam veneno. Quanto às mandíbulas, já tentei fazê-las disparar contra meu dedo, mas não consegui, elas são muito rápidas, não sei se todas conseguem morder forte.
      A aranha pequena me parece alguma espécie de Corinnidae e parece macho.
     A grande, acho que vamos ter que deixar em Lycosidae. Este documento dá a entender que elas comem menos quando estão com a bolsa de ovos, mas provavelmente ela lhes é um empecilho para caçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário