sexta-feira, 13 de junho de 2014

Percevejo Predador Cosmoclopius no Ceará

Esse bicho foi encontrado ontem (11/06) no meu apartamento, porém tava com pouco tempo que eu tinha chegado da rua, aí não dá pra saber se ele veio em minha roupa ou se já estava no ap. E o pior é que esse inseto me picou, foi uma dor aguda parecida com uma picada de abelha, no momento não cocei apenas coloquei detergente neutro e esfreguei no local, pouco tempo depois o local estava um pouco inchado, como de fato acontece comigo depois que sou picado por uma abelha. Fui ao hospital e eles informaram que devo procurar um agente de endemias, pois pode ser um barbeiro, fui a um agente de endemias, porem ele não cuida diretamente nessa parte de análise de insetos, porém ele me deixou mais aliviado porque disse que aqui em nossa cidade não há nenhum caso de barbeiro infectado, algumas pessoas já foram picadas aqui por barbeiro mas sempre são barbeiros não infectados. Gostaria de saber de vocês se isso é realmente um besouro. Moro em Iracema interior do Ceará. Envio aí duas fotos que tirei dele.
Ananias Kellyano Alves de Sena de Iracema, Ceará.
Ananias, você certamente foi picado por um percevejo da família dos barbeiros (Reduviidae), mas não acredito que ele seja um barbeiro, mas algum outro predador benéfico. Vou ficar te devendo o gênero, PyBio tem um exemplar semelhante, mas não identificado.

Estes percevejos são comumente chamados percevejos-assassinos, mas nosso amigo Celso do Lago tem me desencorajado a chamá-los assim, preferindo o termo predador. Este bicho não transmite a doença de chagas, e é bem possível que ele capture um barbeiro se for um predador generalista e tiver a oportunidade.

Atualização Jun./2.016: Este percevejo é um Cosmoclopius cf. nigroannulatus (Harpactorinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário