sábado, 3 de maio de 2014

Alfaiate no Paraná


Olá César, penso que este pequeno e diferente inseto trata-se de um hemíptero aquático, chamado de escorpião-d'água. Encontrei-o em um passeio, estava dentro da água e como achei ele bem tranquilo não fiquei com receio de manuseá-lo. Foi a primeira vez que encontrei um "ser das águas" costumo fotografar tudo que encontro em meus passeios. Abraços.
Elizeu Eduardo Czekalski de Irati, Paraná.
     Elizeu, você está correto na identificação deste escorpião-d'água da família Nepidae (Hemiptera: Nepomorpha) e estes delgados com longas raptoriais são os do gênero Ranatra, sendo a espécie mais comum no Brasil, R. annulipes.
     Planeta Invertebrados registra para eles também, os nomes comuns de louva-a-deus-d'água e alfaiates. Outro nome possível seria ainda, bicho-pau-d'água.
     Pessoal, para manuseá-los é preciso ter coragem e assumir o risco, hemipteros aquáticos são conhecidos por suas picadas dolorosas. Este é um bom exemplo de uma das formas do que chamo "manuseá-los corretamente", permitindo que o bicho ande livremente sobre as mãos, ao invés de segurá-lo com os dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário