domingo, 23 de março de 2014

Possível Mamangava na Bahia

Entrava com meu caiaque para pescar no mar, no Porto da Barra, em Salvador, quando avistei algo se debatendo na água logo a frente do meu rumo, como estava com minha camera digital, fiz um filme do inseto grande com duas listas amarelas perto da cabeça. Segui em frente, mas para meu infortúnio o tal inseto conseguiu embarcar e me surpreendi quando senti uma fisgada na cocha, era ele me picando. Dei um tapa e o inseto caiu no mar novamente. A dor da ferroada foi aumentando lentamente até incomodar bastante, mas isso durou uns 10 minutos, depois foi aliviando e passou. Continuei meu passeio/pescaria sem probelmas. No dia seguinte não sentia nada no local da ferroada, mas no segundo dia apareceu uma mancha arredondada de uns 10cm de diametro e um pequeno inchaço próximo ao local da picada, não passei remédio algum e fiquei monitorando a lesão. No outro dia apesar do inchaço discreto continuar, o vermelhidão ficou restrito a uma área de 3cm de diametro. Passou-se mais um dia, no local da picada eu espremi e saiu um pouquinho de sangue. Fiquei com o esse inchaço e vermelhidão por 1 semana, até que desapareceu. Não sei se ficou o ferrão, acredito que não pois eu vestia uma calça de tectel (para protegerme dos raios solares). Fiquei preocupado e não consegui achar registro do inseto até agora nesse site, acredito tratar-se de uma mamangava. Gentileza analisar. Tenho um video da qual tirei essa foto, terei que editar para mostrar somente a parte do inseto, ser for necessário eu faço isso posteriormente e lhe passo o link no youtube. Qualquer orientação é bemvinda, obrigado
Manoel de Salvador, Bahia.
     Manoel, infelizmente a imagem está muito pequena, não dá pra ver detalhes do bicho, está um pouco confuso. Se o abdome do bicho for do tamanho que aparenta ser, esta não é uma mamangava, mas não sei o que seria. Fiz uma segunda imagem ao lado, se o abdome for do tamanho 1, concordo com mamangava, se for do tamanho 2, discordo.
     Seria bom sim ver o vídeo, ou pelo menos, usando a tecla [Print Screen] do seu teclado enquanto passa o vídeo, você poderá colar algumas imagens em um editor de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário