sábado, 15 de março de 2014

Aranhas Viúvas-Marrom

Pedido 1: Olá, César! Estou entrando diariamente no insetologia para identificar os inúmeros insetos que encontro por aqui e está sendo muito útil! Principalmente os percevejos. Muito obrigada! Bem, mas estou enviando esse pedido porque encontrei uma aranha bem suspeita em uma das casas em construção. Ela era bastante arisca, por isso não consegui tirar uma foto dela "por cima", ela estava de cabeça para baixo e toda vez que eu colocava a máquina do outro lado, ela corria e se escondia em um buraco na parede. Não sei se dará para identificar assim, mas estou com medo que seja a viúva marrom, pois ela tem uma mancha vermelha no abdome. Poderia me ajudar?
Larissa Zamara de Ribeirão Preto, São Paulo.
Pedido 2: Ola prezados.
Segue fotos para identificação, ontem ao sair de casa repare que na portador sala tinha uma teia estranha, parecendo chumaco de algodão, com umas bolinhas pontudas. Vê então a linda aranha, com suas patas pretas e claras. Tentei colocar no pote para soltar na mata, porém acabei matando sem querer, aí tirei as fotos mesmo assim dela. Porém hoje em frente a minha casa encontrei outra, está consegui colocar no pote e soltar, e tirei a foto debaixo dela, onde tinha está marca laranja.
Queria saber se está e a Viúva marrom? Quais ações do seu veneno ? Quais cuidados e o que devemos fazer caso encontramos mais?
Agradeço a atenção.
Abraços.
Luciene Nascimento (e Tatiane Moura?)
      Larissa, Luciene e Tatiane. Realmente, estas aranhas são fêmeas da viúva-marrom Latrodectus geometricus (Theridiidae) e as bolinhas como a da primeira imagem do segundo pedido são bolsas de ovos da aranha. Esta aranha é na verdade extremamente comum, os acidentes é que são raros por ser uma aranha "tranquila e medrosa".
    Luciene, na minha opinião, o melhor que você pode fazer é exatamente o que tem feito e sempre sacudir roupas e calçados antes de usá-los. Pra entender a ação de seu veneno, leia este documento e estas duas postagens 1 e 2. Os casos típicos apresentam dor intensa, sudorese e enjoo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário