quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Picada de Viúva Marrom em Minas Gerais

A aranha estava na cama em Pirapora MG, dia 08 de outubro de 2013. Gostaria de saber se é venenosa e se precisa tomar soro caso seja picado?
Koga de Pirapora, Minas Gerais
     Koga, pelas manchas nas articulações das pernas, esta parece ser uma aranha-gigante ou aranha-de-telhado Nephilengys cruentata (Nephilidae). Mesmo no caso das armadeiras, que têm veneno muito potente, em apenas poucos casos há necessidade de soro. Esta aranha aqui não representa perigo, e não existe produção de soro para o veneno dela, embora recentemente houve o relato do Guilherme, que foi picado e a reação foi acima do esperado.

Atualização 11/10/13 - Carla: O Koga (meu esposo) me passou essas informações suas. Bem, eu fui picada por essa aranha, e fiquei com muita dor por 24 horas, e mesmo tomando analgésico (lisador) a dor não passava, só amenizava. Tive suador, ânsia de vômito, e muita dor na verilha com forte cólicas ao pé da barriga. A picada foi na perna, altura do joelho. Vi o relato do Guilherme e de fato é muito doloroso o processo venenoso dessa aranha. Agradeço sua atenção. Carla

Cesar: Carla, a aranha do Guilherme está bem claro que se trata de N. cruentata, até pelo tipo de teia que o bicho construiu, mas esta aqui não, por isso, na postagem do Guilherme eu disse esta é, aqui eu disse pelas manchas nas pernas, ela parece. Estou achando que ela pode ser uma Latrodectus (Theridiidae) e, nesse caso, a situação se inverte. Vou pedir a opinião do Antonio.

Atualização 11/10/2.013: O dr. Antonio Brescovit confirmou que se trata de Latrodectus geometricus. Considero um grande erro meu ter ignorado o que eu estava estranhando, sobre o ventre do animal, peço desculpas por isso, esta é uma das nossas aranhas mais perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário