terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Borboleta Pyrrhopygini no Uruguai

Esta foto foi tirada na tarde do dia 10 de novembro passado (2013), desde uma distância de uns dois metros, com o zoom de uma câmera digital. A
borboleta estava pousada sobre uma folha de aligustre (Ligustrum lucidum).
De longe, eu só vi um vultinho escuro, coloquei os óculos de aumento (sem eles não vejo com clareza a imagem), pus o zoom, e aí vi essa beleza! Mas, lamentavelmente, depois de haver tirado essa foto, tentei aproximar-me mais para ter uma melhor imagem, e então ela voou... Nos dias seguintes, voltei inúmeras vezes a esse cantinho do jardim com a esperança de encontrá-la, mas não mais a vi. Ao lado do aligustre cresce, apoiada numa árvore de acácia, uma grande e bela planta de Passiflora caerulea (nesse momento, em plena floração), muito visitada pela borboleta Agraulis vanillae maculos pois serve de alimento para as suas lagartas...é possível que aquelas flores tenham "chamado" essa bela e rara borboleta. Gostaria muito de saber qual é o seu nome. E, mesmo que isso não seja possível, fico muito obrigada pela sua atenção.
María Luisa Rodríguez de Balneario Las Toscas, Dpto.Canelones, Uruguai.
Maria, eu vou ter que te dar uma identificação no nível da tribo, por que não encontrei nenhuma informação que possa ajudar a diferenciar com segurança o gênero Pyrrhopyge de algumas espécies de Elbella que são praticamente idênticas.

Estes gêneros são de Hesperiidae: Pyrginae: Pyrrhopygini, sendo que a tribo Pyrrhopygini era considerada uma subfamília à parte, a Pyrrhopyginae, mas estudos recentes apontam que este grupo não deve ser separado de Pyrginae, como já suspeitavam alguns autores.

Pelas plantas, não encontrei nenhuma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário