domingo, 9 de fevereiro de 2014

Arrebenta-bois em São Paulo

Tenho em casa dois troncos mortos de pinheiro, onde mamangavas pretas estão fazendo ninho. Saindo da cavidade do tronco, habitado por uma das mamangavas, vi este besouro muito grande. Não consigo identificá-lo por comparação com as imagens existentes na internet. Ele parece ter hábito noturno, pois já o vi ao lado da toca da mamangava por três noites seguidas.
Ele tem por volta de cinco centímetros de comprimento por um da largura.
Agradeço se puder identificá-lo, pois preciso saber se, por acaso, não é um parasita da abelha.
Obrigado
Evaristo Pereira Goulart de São Paulo, capital. 
     Evaristo, você está correto na sua suspeita, este é um arrebenta-bois Cissites sp. (Meloidae: Nemognathinae: Horninni), parasita de mamangavas-de-toco.
     As larvas de meloídeos, normalmente esperam as abelhas nas flores em grande número. Quando a visitante vem, todos eles pegam carona nela. Se for macho, elas pulam na fêmea no momento da cópula, assim são levadas pela fêmea para o ninho, onde parasitam suas larvas. No estudo deste documento, as larvas morreram em dois ou três dias em laboratório, sendo oferecidas larvas de mamangavas, elas demonstraram pouco interesse, mas ele é antiquíssimo, deve haver estudos mais recentes onde se obteve sucesso.
     Os adultos não se alimentam, mas não se pode deixar que alguém se alimente deles, por que, provavelmente irá morrer. Meloídeos segregam uma substância que queima e provoca bolhas na pele, embora o mesmo documento diz apenas que em Cissites ela tem odor desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário