sábado, 11 de janeiro de 2014

Tatuzinhos em São Paulo

Boa tarde. Esses bichinhos tomaram conta de alguns vasos do meu jardim. Tenho encontrado principalmente no vaso onde tenho uma azaleia plantada. Ele é muito pequeno, aparece em grande quantidade. Sempre que jogo água na planta eles sobem. Ele lembra um pouco o "tatu-bola", mas é muito menor. Procurei imagens de "tatuzinho" pelo google e nenhum se assemelha a ele.
As fotos não ficaram muito boas, devido ao tamanho do animalzinho, mas espero que consiga visualizar! Fotografei hoje, dia 10 de janeiro, e eles estão nos vasos pelo menos desde o final de novembro.
Desde já agradeço pela atenção! Abs.!
Mariana de Marília, São Paulo.
Mariana, neste grupo é muito difícil ir além da subordem, mas aparentemente, eles são sim tatuzinhos (Isopoda: Oniscidea). Eles parecem ter algo no abdome que me lembra isópodes aquáticos, mas definitivamente isópodes, os membros deste grupo variam de 2mm a 30cm nas formas aquáticas.


Atualização Mai/2016 - Victor Ferreira Leal da Silva: Provavelmente são membros da família Porcellionidae e do gênero Porcellio. Os pleópodes e os urópodes destes isópodes lembram muito o das espécies aquáticas, mas são adaptados para a respiração aérea (suas brânquias lembram pequenos pulmões). Algumas espécies de oniscídeos são semi-terrestres/semi-aquáticos e podem sobreviver dentro e fora d'água, um exemplo disso são os Styloniscidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário