sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Larvas de Besouros no Rio de Janeiro

Cesar
Tudo bem com você ?
Estou lhe enviando uma série de fotos para identificação em seu site. Mando um número grande para você decidir como agrupá-las. A última foto é tão estranha que nem sei se está no campo da entomologia.
Abraços
Fiorito, pra mim, todos os bichos aqui são larvas de besouros da família Chrysomelidae. Se tratando de larvas, é quase impossível chegarmos na espécie, mas podemos tentar aproximar ao máximo.

De trás pra frente, a quarta imagem podemos combinar com esta, descrita como uma larva típica de Chrysomelidae mas, pra desencargo de consciência, em larvas como esta acho bom sempre conferir se há pernas falsas no abdome, por que são fáceis de se passar por larvas de lepidópteros.

A terceira, pode-se comparar com estas larvas de Chrysomelidae: Cassidinae da nossa amiga Raphaela, que sempre faz suas belas experiências de criação de insetos.

A segunda também pode ser comparada à galeria da Raphaela, mas comparemos também com esta imagem.

Só a primeira é que está mais complicada, tenho a impressão que já vi em algum lugar. Há larvas de Cassidinae com "rabos" assim, mas não convencem como sendo o mesmo grupo. Eu acredito que seja Chrysomelidae também, mas por causa dela, estou marcando como não identificada.

Atualização Mar/2022: A primeira larva é provavelmente Erotylidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário