domingo, 3 de novembro de 2013

Marias-Fedidas em São Paulo

Muito Obrigado, mais uma vez, pelas id. anteriores. Seguem alguns percevejos para o acervo. Será que dá para chegar nas espécies? (Todos são co camping em Serra Negra)
Elvenar Reis Laranjeira de São José dos Campos, São Paulo.

Nas legendas, identificações do Elvenar:
Hemiptera Heteroptera Pentatomidae
Hemiptera Heteroptera Percevejo
Hemiptera Heteroptera Percevejo
Hemiptera Heteroptera Pentatomidae
Pentatomidae ninfa
      Elvenar, todas as identificações estão corretas, inclusive nos verdinhos poderia ter apostado também em Pentatomidae.
     O primeiro, é uma bela espécie que acredito ser o percevejo-do-grão (ou da panícola), Oebalus poecilus (Pentatominae: Carpocorini), importante praga do arroz. Ele possui uma característica interessante de apresentar duas morfologias distintas. A explicação:
"Os adultos que passam pela hibernação apresentam os espinhos laterais do corpo curtos e arredondados e a coloração dorsal predominante é marrom clara, em parte se assemelhando aos adultos de O. ypsilongriseus. (...) O estímulo que leva à diferenciação morfológica dos adultos são as horas de luz do dia (fotoperíodo) e as ninfas dos três primeiros estágios é que captam este estímulo. Assim, ninfas expostas a dias longos (primavera e início do verão) originam adultos sexualmente ativos ou não hibernantes nas gerações estivais. Ninfas expostas a dias curtos (final do verão e outono) transformam-se em adultos sexualmente inativos ou hibernantes, que permanecerão em repouso durante o inverno." pragasarroz.xpg.com.br.
     Na página de Pybio, existe uma imagem identificada como Mormidea sp., vou tentar entrar em contato pra ver quem pode estar errado.
     O segundo e terceiro, verdinho (creio que sejam a mesma espécie, certo?) é Edessa cf. polita (Sin. E. rugicollis; Edessinae), registrado em Citrus sp.. O próximo, a princípio, Antiteuchus sp. (Discocephalinae: Discocephalini) e o próximo, sem dúvidas, uma ninfa.

Atualização 26/12/13: Insetos do Brasil tomo 02 mostra alguns exemplares de Mormidea spp. com os espinhos no pronoto, sendo o exemplar de M. v-luteum tão acentuados quanto os deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário