quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aranhas Caseiras no Rio Grande do Sul

Olá César. Procurando identificar as aranhas que apareceram no meu apartamento encontrei seu site. O apartamento é cercado de árvores, grama, plantas, etc. Há árvores encostando no prédio(moro no segundo andar) e imagino que é essa a forma como chegam aqui. Encontrei 4 já: 2 na janela do banheiro e quarto (há árvores encostando nelas) e 2 descendo por teia do teto. Ví teia em apenas um local, na janela do banheiro. A teia é assimétrica, parece um emaranhado de fios. As fotos são de 2. Um encontrei ontem (19/11/13) e a outra hoje(20/11/13). Ficarei muito grato com sua ajuda.
Joel de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
ola, pode identificar esta aranha e me dizer se é perigosa ou não? tenho medo pois aparecem varias em minha casa e tenho um casal de gêmeos de 4 meses.
obrigada
Rosangela de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Joel e Rosangela, seus dois pedidos chegaram, pelos registros de chegada, com quatro minutos de diferença e ambos de Porto Alegre, ou há uma grande coincidência ou, como acredito, o Joel é o pai dos gêmeos da Rosângela.

Seja como for, as aranhas nas imagens parecem todas aranhas vermelhas domésticas Nesticodes rufipes (Theridiidae). Ontem mesmo uma estava no meu quarto, lá mesmo deixei mas, no seu caso, sendo muitas, não digo que deixem pois elas têm potencial para infestar residências.

Estas aranhas são consideradas inofensivas mas, pra constar, temos um caso de uma aranha, como fotos de visão ventral que, supostamente picou uma criança que ficou com olhos e mãos inchadas. Não acreditamos que tenha sido a aranha a causadora, esta aranha tem mandíbulas tão diminutas que mal conseguem penetrar a pele humana e, seja como for, seu veneno não é perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário