segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Descanse em Paz, Kukulcania

Minha mãe encontrou esta aranha na janela do banheiro dela em Goiás 4 anos atrás. Ela criou esta aranha por todo esses anos e agora ela veio a falecer, mas nunca soubemos que espécie ela é. É uma aranha com teia desorganizada, dócil e até um pouco medrosa. O engraçado nela é que quando ela se alimenta fica com o abdome preto igual às patas e quando fica um tempo sem comer, vai ficando mais clara, como na foto.
Agradeço muito se puder identifica-la.
Ana Cláudia Barroso de Porto Velho, Rondônia.

      Ana Cláudia, sinto muito pela morte de seu bichinho de estimação. Este é o primeiro pedido de identificação do Estado de Rondônia e, talvez, o primeiro pedido de identificação da fêmea desta que chamei aranha-de-fenda (crevice spider) Kukulcania hibernalis (Filistatidae), vou acrescentá-la à página de identificação de aranhas. O macho é um bicho totalmente diferente da menina aqui.
     Muito interessante a observação da mudança de coloração do abdome, mas tenho a impressão que seja o contrário, isto é observado em outras aranhas, talvez em menor intensidade, separei alguns exemplos em ordem para ilustrar esta observação: 1, 2, 3 e 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário