segunda-feira, 4 de março de 2013

Aranha-de-Fenda em Brasília

Olá.
Essas aranhas aparecem de vez em quando aqui em casa e gostaria de sua ajuda na identificação delas.
Elas aparecem tanto nas estações úmidas quanto nas secas, são avistadas apenas de noite e são agressivas quando borrifo o spray de veneno nelas, dá até para ouvir um pequeno estalo.
Obrigado pela atenção
Hugo de Brasília, Distrito Federal.
     Hugo, estou separando as suas imagens, por que claramente se tratam de espécies bem diferentes. A qualidade de suas imagens estão muito boas, colocar separadas é ótimo para pesquisas futuras. As identificações são de Antonio Brescovit e esta aqui é um macho de Kukulcania hibernalis, da família Filistatidae e ele desconhece a questão do estalo, mas gostaria muito de saber.

     Este site mostra a grande diferença entre machos e fêmeas e explica que as fêmeas raramente são vistas por construir suas teias em fendas estreitas. Os machos 'parecem' agressivos e quando parecem estar atacando por andar na direção de pessoas ou animais e até caminhar por cima, se possível, eles na verdade enxergam tão pouco que confundem seres vivos com o cenário. Nunca picam se não forem manuseados incorretamente e mesmo assim, suas mandíbulas são na verdade tão pequenas que têm dificuldade em penetrar a pele humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário