quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mosquitos dos Fungos em Brasília

Os insetos começaram a aparecer na varanda há três semanas. Desapareceram por alguns dias, mas agora voltaram. Parecem abelhas, mas não são, apesar de serem amareladas. Elas aparecessem por volta das 9 horas da manhã, e vão embora às 18h30. Elas se grudavam no vidro, deixando pequenos 'fiapos' brancos. Agora apareceram do outro lado da casa. Gostaria de saber se elas são perigosas. Passamos inseticida, e elas de fato morreram, mas há necessidade de chamar bombeiros? Elas também não são muito grandes, são do tamanho de morissocas.
Julia de Brasília, Distrito Federal.
     Julia, infelizmente, pelo comportamento eu não sei dizer o que são, e pelas imagens não posso ver com clareza os bichinhos (tanto que são amarelados, os vejo bem pretos). Na minha opinião, estes são mosquitinhos da família Sciaridae, provavelmente Bradysia sp.. Se for o caso, eles não oferecem perigo algum, só são um incômodo quando numerosos e suas larvas podem danificar as raízes das plantas (e certamente os bombeiros não gostariam de ser chamados por causa deles). Por favor, verifique imagens desta família para confirmar ou discordar da identificação.
     Quando no vidro, eles estavam "grudados" do lado de dentro ou do lado de fora?
Júlia: Cesar, os bichos estavam sim grudados do lado de fora. Peço desculpas pela qualidade das fotos, e a boa notícia é que, já que choveu, os bichinhos desapareceram! Obrigada pela identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário