domingo, 22 de setembro de 2013

Picada de Aranha Vermelha em São Paulo

Por favor, uma criança foi picada por esta aranha, não tenho maiores informações.
Sei que foi a noite (21/09 pela madrugada) e está com olhos e mão inchadas.
Você tem alguma ideia de qual espécie de aranha se trata?
As fotos não ajudam muito, mas...
Muito obrigada pela atenção.
Carla de Ubatuba, São Paulo.
      Carla, aparentemente você tem uma aranha vermelha Nesticodes rufipes (Theridiidae), eu estava pra dar uma parada em postar esta aranha, mas falando sobre picada, é um assunto importante. Este bicho muito raramente pica e, embora nunca tenha visto, tenho informações que ela também gosta de se fingir de morta, assim como suas familiares aranhas-viúvas, estas de veneno potente. Esta não me parece uma viúva, principalmente por que elas têm uma mancha vermelha na barriga em forma de ampulheta. Algumas fontes dizem que as Nesticodes são conhecidas por uma picada dolorosa e que causa inchaço local, isso seria o máximo, passar disso é muito  raro.
     Gostaria de saber em que circunstância a criança foi picada. Estava em suas roupas? Ela tentou pegar o bichinho? Vou buscar informações sobre a possibilidade da peçonha, ainda que fraca, ser ativa em humanos. Esta aranha é tranquila, não perigosa, benéfica e considerada predadora natural das aranhas-marrons, estas realmente perigosas.

Atualização 23/09/13: O dr. Antonio Brescovit não acredita que estes sintomas tenham sido causados pela picada desta aranha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário