segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Percevejos Coreídeos: Thasus sp. em Santa Catarina

Olá Cesar! Lembra das ninfas de coreídeos de Santa Catarina que você identificou há duas semanas?Voltei ao mesmo local e achei um adulto e sua ninfa,legal né?
Sandro Salomon de Brusque, Santa Catarina.
     Legal? Mais que isso! Sandro, com o adulto, continuo com mais certeza em Thasus sp. (Coreinae: Nematopini), compare com estas imagens no Flickr. Encontrei em Coreoidea Species File a confirmação de ocorrência na América do Sul até o Centro Oeste do Brasil, mais ainda esta fonte registrando na Argentina, creio que isto é suficiente para se crer mesmo que estes bichos sejam representantes do gênero Thasus no Brasil. Estou atualizando as outras postagens. Existe um dimorfismo sexual evidente nas imagens do Flickr, onde alguns têm os fêmures traseiros bem mais largos do que outros; por AQUI, o adulto registrado é uma fêmea.

Sandro: Isso quer dizer que esse é o registro mais ao sul feito no Brasil dessa espécie? Legal!

Cesar: Acho bom ter cautela: Provavelmente, o primeiro registro ao sul do Brasil na internet.

Atualização 05/10/13: Estas ninfas são provavelmente de Pachylis sp., que é obviamente um gênero muito próximo, tanto que Karl diz em WTB? que às vezes estes gêneros são considerados sinônimos. Acho melhor não falar em espécie como está divulgado na internet. Este é o documento que fala da revisão do gênero e explica que a diferença entre os dois está na dilatação das tíbias posteriores, em Thasus ela ocorre nos dois lados e em Pachylis ventralmente, porém não sou capaz de distinguir por isso. Este é o link pra postagem dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário