domingo, 1 de setembro de 2013

Percevejo Coreídeo no Rio de Janeiro

Aqui é o Ranieri de novo,amigo.Encontrei este percevejo e gostaria de saber sua identificação.
Obrigado!
Ranieri Marques de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
     Ranieri, esta é uma espécie de percevejo da família Coreidae, só estou com dúvida em qual por que, assim de uma cor só, há vários muito parecidos. As antenas dele todavia me parecem bem distintas e não combinam com nenhum que eu tenha encontrado. Sabe dizer em que planta ele se encontrava?

Ranieri: Infelizmente não conheço qual a planta na qual ele se encontrava.Vou tratar de buscar essa informação e trarei aqui.Mesmo assim obrigado pelo empenho.

Cesar: Beleza. Com percevejo às vezes ajuda (1, 2 e 3), mas se não for planta de cultivo, fica difícil do mesmo jeito.

Ranieri: Olá César,finalmente encontrei a planta em que esse percevejo se encontrava.Trata-se da sansão-do-campo(Mimosa caelsalpiniifolia).Ela é utilizada como cerca viva e geralmente é indicada para reflorestamento.
Obrigado.

Cesar: Cara, identificar a planta foi bom, na verdade, pra eu poder ver de novo a imagem e me tocar que ele é o mesmo percevejo fotografado pelo Sandro em Santa Catarina, Thasus sp. Coreinae Nematopini).

Ranieri: Muito obrigado,César.Ajudou bastante.Queria aproveitar a ocasião e te parabenizar pelo seu ótimo trabalho e por ter criado o Insetologia,que é um mecanismo muito prático para identificarmos as espécies.Dá gosto encontrar um inseto e mandar pra cá.

Atualização 05/10/13: Estas ninfas são provavelmente de Pachylis sp., que é obviamente um gênero muito próximo, tanto que Karl diz em WTB? que às vezes estes gêneros são considerados sinônimos. Acho melhor não falar em espécie como está divulgado na internetEste é o documento que fala da revisão do gênero e explica que a diferença entre os dois está na dilatação das tíbias posteriores, em Thasus ela ocorre nos dois lados e em Pachylis ventralmente, porém não sou capaz de distinguir por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário