terça-feira, 26 de março de 2013

Percevejo-do-Tomate em Santa Catarina

Encontrei esse inseto esta manhã (26/03/2013) infestando meu tomateiro. Fiquei assustada porque me pareceu um barbeiro, mas não se parece. Ainda assim, fico com medo que seja outro tipo de besouro que carregue a mesma doença do barbeiro (chagas). Por isso gostaria de saber qual é exatamente a espécie dele para saber como vou tratar do problema no meu tomateiro.
A imagem número 2 é o que parecem ser os ovos, a foto não ficou muito boa, mas eles tem uma cor meio dourada e brilhante.
Agradeço adiantada, já que você parece estar fazendo um ótimo trabalho com identificação de espécies nesse site. Muito obrigada.
Juliana de Florianópolis, Santa Catarina.

Juliana, você pode ficar tranquila quanto à sua saúde, de seus familiares ou de qualquer pessoa que more próximo do seu tomateiro, pois este Phthia picta (Coreidae, Coreinae) não se alimenta de sangue. Ele é aparentado dos barbeiros na ordem Hemiptera, subordem Heteroptera, mas toda a família Coreidae se alimenta em vegetais, por isto não picam humanos. Quanto ao seu tomateiro, esta é uma das principais pragas no nosso país, este documento fala bastante sobre sua biologia e registra o nome comum percevejo-do-tomate.

Quanto aos ovos, não encontrei uma imagem de ovos desta espécie, mas como você pode conferir AQUI, se parecem sim com ovos de coreídeos, logo devem ser dele sim.

Quanto aos percevejos-assassinos da família Reduviidae, excluindo os triatomíneos (barbeiros), eles são animais benéficos que se alimentam das pragas na sua plantinha e devem ser preservados no seu cultivo, por isto a importância de se conhecer bem estes três tipos de insetos: pragas, nocivos e benéficos.

Muito obrigado pelo elogio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário