domingo, 8 de setembro de 2013

Formiga-de-Novato em Brasília

César,
encontrei hoje esta que achei ser uma formiga, apesar da cor incomum.
A cor é belíssima, um azul prateado mais vívido do que na imagem e é a primeira vez que vejo este inseto aqui. O encontrei no caule de uma bananeira.
(...)
Grande abraço,
Deise Lemos de Brasília, Distrito Federal.
Deise, pelas antenas o bicho é mesmo uma formiga e eu acredito que se trate de Pseudomyrmex sp., note nesta espécie o tom azulado. Estas formigas não são de brincadeira, vou traduzir uma boa parte do que diz este documento sobre estas formigas:

"Formigas Pseudomyrmex são insetos peçonhentos que defendem seu esconderijo furiosamente. Quando alguém toca a árvore (Triplaris), um grande número de formigas atacam o invasor. Além de atacar a parte em contato com a árvore, as formigas espalham-se pelo corpo causando novas picadas e reações curiosas nas vítimas, que pode pular na água ou tirar suas roupas, devido à dor e a sensação das formigas se espalhando pelo corpo. Este tipo de acidente é comum em turistas e outros estranhos nessas regiões. 

A dor é muito intensa, e analgésicos orais não aliviam, só desaparecendo após cerca de oito horas. Diferente de outras picadas de formigas, tais como a espécie S. invicta (formiga lava-pés), nenhum edema importante, pústulas ou inflamação foram observadas.

Novas pesquisas são necessárias para determinar melhor os hábitos das formigas, os tratamentos possíveis e composição veneno."

Pseudomyrmex gracilis é provavelmente a espécie mais comum na sua região. Wikipedia registra os nomes formiga-de-novato, taci, taixi e taxi.

DeiseOps! Corri risco então! Foi a primeira vez que a vi aqui e vou observar nos próximos dias para ver se mais indivíduos ou ninhos se for possível localizar.
São informações importantes em casos de algum incidente.
Obrigada e bom domingo!
Deise

Nenhum comentário:

Postar um comentário