sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Borboletas do Mato Grosso do Sul

Ola,estou montando uma caixa entomológica e gostaria de identificar as famílias dessas Lepidópteras. foram encontradas próximo a locais com fontes de água (córregos,rios).OBS:as fotos estão meio desfocadas.
Danielle Ohana de Barra do Garças, Mato Grosso do Sul.

Olá, Danielle. Danielle, as duas primeiras borboletas à esquerda na primeira foto são borboletas da família Papilionidae, todas as outras são Nymphalidae, a família mais abundante mesmo, a qual você poderá identificar facilmente observando que o primeiro par de pernas é bem curtinho.

Estas primeiras são Parides sp. (Papilionidae: Papilioninae: Troidini).

Atualização 15/09/13: Enquanto pesquisava a borboleta do Marquinhos, me deparei com o gênero Mimoides (Papilionidae: Papilioninae: Leptocircini), que mimetizam Parides por serem as primeiras tóxicas. Agora, não sei de que gênero se trata.
As outras na mesma foto são borboletas castanha-vermelha Heliconius erato phyllis (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini).

     As borboletas da segunda imagem me parecem ser Eueides vibilia unifasciatus (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini), ela está envolvida em um grupo enorme de mimetismo envolvendo pelo menos três subfamílias diferentes (1 e 2).



As borboletas da terceira imagem são Euptoieta hegesia (Nymphalidae: Heliconiinae: Argynnini).

Danielle: Obrigada! Foi de grande ajuda mesmo!

Atualização Jan/2023 - Pedro S: olá! essa borboleta parecida com Mimoides é uma fêmea de Parides neophilus, e a outra com detalhes de azul esverdeados é o macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário