sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cochonilha Gigante no Rio de Janeiro

Ele foi fotografado hoje, 01/08/2013, na parede externa de um curso de Inglês no segundo andar. O bicho é bem pequeno. Menor que 1cm.
Julia de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
     Julia, eu encontrei uma única fonte com imagens que eu possa dizer que realmente se parecem com as suas. Esta seria uma fêmea de cochonilha gigante (perto das outras) Drosicha sp. (Hemiptera: Sternorrhyncha: Monophlebidae). Eu não tenho toda a certeza se a identificação do gênero é bem confiável, mas sem dúvida é uma cochonilha, na superfamília Coccoidea.

Julia: Obrigada pela identificação, mas como leiga no assunto...o que que esse bicho faz? ele pica? o que ele come? como e porque ele resolveu ir para o curso onde eu trabalho e se reproduzir? já que tem de vários tamanhos lá, presumo que ele está se reproduzindo...

Cesar: Julia, cochonilhas são parasitas de plantas, se alimentam sugando seus fluidos. Neste tipo de bicho é normal que se especializem em plantas específicas, saber de qual planta ele se alimenta pode ajudar muito na identificação de espécie. Não é o caso desta, mas cochonilhas são conhecidas pelo polêmico corante vermelho extraído delas e usado em produtos alimentícios, corante este utilizado desde o tempo dos aztecas e maias para tingir tecidos. É até possível que consigam dar uma picadinha, mas sem dúvida não têm o menor interesse em fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário