quarta-feira, 17 de julho de 2013

Piolho-de-Cobra em Minas Gerais

Olá Cesar, encontrei esse piolho-de-cobra na chácara onde encontrei as taturanas há 1400 metros de altitude, como voce disse que é muito difícil indentificar espécies de milípedes, eu gostaria de saber pelo menos o seu gênero.
Leandro Corrêa de Poços de Caldas, Minas Gerais.
      Leandro, como tenho dito, milípedes são muito difíceis de serem identificados abaixo da classe Diplopoda, ou seja, ordem, família e gênero é complicado. Eu diria que me lembra mais a ordem Spirobolida, mas pra ter ideia, é preciso analisar a existência de uma sutura no meio da cabeça (se tiver, já matou a xarada)  ou a existência de apenas um par de pernas no quinto anel (outros milípedes têm dois). Em táxons mais baixos (subfamílias, tribos, gêneros e espécies) a análise fica quase toda por conta dos genitais masculinos (fêmeas raramente são identificadas em espécie). Todos estes caracteres são simplesmente invisíveis na maioria das fotografias.
     Na maioria dos casos, o ideal é um especialista ter o bichinho em mãos. Veja aqui uma discussão (em inglês) sobre a identidade de um milípede, dá pra ter uma ideia do quão complicado é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário