segunda-feira, 10 de junho de 2013

Aranha Caranguejeira em Brasília

Bem, tudo se trata de uma pesquisa elaborada pela professora de sistemática biológica da faculdade católica de Brasília. A espécime estava no laboratório do mesmo local.
Me desculpe pela falta de informação, esse é o intuito do projeto, mas eu e meu grupo já pesquisamos muito e quase não conseguimos sair do lugar. Obrigado desde já por tudo, mesmo que como nós não consiga sair do lugar.
Henrique de Brasília, Distrito Federal.
     Henrique, vejo que ela já foi identificada como Mygalomorphae: Theraphosidae. Aranhas desta família são todas muito parecidas pra mim. Poderia ser uma Vitalius sp. mas, ela é adulta? Poderia ser uma Theraphosa também.

2 comentários:


  1. Caros colegas:

    O termo "tarântula" somente deve ser aplicado às espécies de Lycosa. No entanto, norte-americanos aplicam indevidamente o termo às migalomorfas, ou falsas-aranhas, algumas das quais são conhecidas, no Brasil, por "aranhas-caranguejeiras".
    A terminologia em inglês (zoônimos) não se aplicam no Brasil. É o caso, também, de "white ants", conhecidas no Brasil como "cupins", mas, jamais, como "formigas brancas", como alguns tradutores inadvertidamente o fazem, mesmo em livros técnicos.

    Parabéns por suas páginas cheias de informações, Cesar!

    Grande abraço,

    Celso

    Celso do Lago Paiva
    Instituto Pró-Endêmicas
    http://br.groups.yahoo.com/group/proendemicas/

    ResponderExcluir
  2. Celso, muito obrigado pela advertência. Eu já cheguei a comentar sobre isto na primeira postagem sobre a Lycosa erythrognatha, mas tomei a atitude contrária. Eu procuro seguir aquilo que evita confusão ou incoerências, como por exemplo, muita gente tem chamado a família Corydalidae de formiga-leão, sendo que a família Myrmeleontidae é que deve ser chamada assim, pela própria origem do nome e, coerentemente em inglês, são chamados formigas-leão.
    No caso das tarântulas, faz todo o sentido que seja para a família Lycosidae, pois o nome deve vir da espécie Lycosa tarantula. Vou tentar fazer todas as correções no Insetologia. Muito obrigado, um abraço!

    ResponderExcluir