sábado, 29 de junho de 2013

Ortópteros em Minas Gerais

Boa Noite César!!!
Estou enviando a foto de um gafanhoto que vc identificou no site como Xyleus discoideus e duas ninfas que acho que são da mesma espécie. A fotografia da ninfa mais jovem foi feita mais ou menos uma semana antes da fotografia da ninfa mais velha e do gafanhoto adulto. Todos estavam em plantas próximas. Uma das plantas tinha muitas ninfas (um agapanto, acho), mas só esse gafanhoto adulto (tive que capturá-lo para fotografar, mas depois soltei). Será que são mesmo da mesma espécie???
Tami de Altinópolis, São Paulo.

     Tami, as duas imagens das "ninfas" são de esperanças Ensifera: Tettigoniidae, não são gafanhotos. O motivo das aspas é que, quando eu vi o tamanho do ovipositor da menina na primeira imagem, já suspeitei que não deveria se tratar de uma ninfa, mas de uma espécie com asas atrofiadas. Assim não foi difícil encontrar alguns indivíduos em Conocephalinae: Conocephalini muito semelhantes a estes. Eu acredito que eles sejam do gênero Conocephalus, ainda chutaria o subgênero Anisoptera, onde parecem estar concentradas as espécies com asas curtas.

     O Xyleus discoideus (Acrididae: Romaleinae / Romaleidae) foi identificado por Renan Olivier e Kátia Matiotti do Entomos, segundo o Marquinhos. Devemos notar que nós temos outras espécies de Xyleus, e que talvez possamos errar dando palpite de espécie, mas creio que seja X. discoideus sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário