segunda-feira, 3 de junho de 2013

Esperança-Folha e Galha em São Paulo

Olá Cesar Crash, acessei seu site e ele é muito interessante. O portal morrodoouro.eco.br é um portal de divulgação de uma Unidade de Conservação, nós sempre encontramos diversos inseto e bichos, gostaria que você identificasse alguns para nós. Obrigado.
Ronaldo Sanches de Apiaí, São Paulo.
     Ronaldo, eu gostaria muito de dar uma identificação mais precisa, é uma pena que nossa fauna de esperanças não esteja tão bem representada online. A primeira imagem dá pra garantir que é uma esperança-folha Tettigoniidae: Pseudophyllinae: Pterochrozini. Dá pra dizer que é uma fêmea e estou com alto grau de certeza de que é uma espécie de Mimetica (não confirmo presença em São Paulo), mas poderia ser outro gênero, como Typophyllum, Ommatoptera ou Annomatoptera.
     Quanto à segunda, estou confuso, gostaria de entender o nome da imagem:
"este_o_inseto_eh_uma_larva_negra_que _mora_ai_dentro_a_parte_de_fora_eh_a_folha_inclusive_as_cerdas.JPG"


Ronaldo: Boa noite, Cesar Crash.Obrigado pelo nome do bicho esperança.

O segundo mora dentro dessa capsula de folha com cerdas, ele faz da folha sua morada é uma larva preta.
Ronaldo Sanches

Cesar: Ronaldo, estou bastante curioso quanto a esta larva. Todo o conjunto se movia? Ela não poderia estar se alimentando da cápsula. Não consigo pensar outra coisa se não Psychidae.

Ronaldo: Olá Cesar Crash, estive pesquisando a espécie da qual enviei foto, o que encontrei foi:
Miconia hymenonervia (Raddi) Cogn.
Galha semelhante a um carapicho, na folha (Figura 79). Indutor: não determinado. Localidades: Itaguaré, Fazenda Pinto e Guaratuba. Insetos associados: Cecidomyiidae (Itaguaré: 1 pupa em 20.X.2004; Fazenda Pinto: 1 larva em 27.IV.2005). Curculionidae: 1 adulto (Fazenda Pinto, 17.XI.2004).
O link é este, mas estou em dúvida sobre o nome popular, será que você pode me ajudar?
Desde já agradeço o contato e a ajuda.
Ronaldo Sanches

Cesar: Ronaldo, parabéns por matar a charada do que é a tal estrutura, eu jamais iria supor que se trata de uma galha, as que eu conhecia eram sempre lisinhas. No caso, Miconia hymenonervia é o nome da planta hospedeira, os próprios pesquisadoras não souberam dizer que bicho a causou, quando dizem " Indutor: não determinado". Por isso, o único nome comum que podemos dar é "galha de inseto".
Papo de Biólogo ensina muito bem o que é uma galha (embora eu entenda que a galha seja uma espécie de "reação alérgica" da própria planta.
     Sugiro o seguinte experimento, talvez dê certo:
     Encontrando de novo as mesmas galhas, tente colocar dentro de uma garrafinha, sem destacar a folha da planta. Vede bem o gargalo da garrafa, talvez seja necessário alguns furinhos nela. Quando o inseto se tornar adulto, ele abandonará a galha, nascendo preso na garrafa.

4 comentários:

  1. Boa noite, Cesar Crash.
    Obrigado pelo nome do bicho esperança.
    O segundo mora dentro dessa capsula de folha com cerdas, ele faz da folha sua morada é uma larva preta.
    Ronaldo Sanches

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, estou bastante curioso quanto a esta larva. Todo o conjunto se movia? Ela não poderia estar se alimentando da cápsula. Não consigo pensar outra coisa se não Psychidae: http://www.lawrencelandscape.com/Portals/156562/images/Bagworm%201-resized-600.jpg

    ResponderExcluir
  3. Oi gente! Achei super legal esse post sobre a galha (eu nem sabia que isso existia!!!). Fui pesquisar mais e encontrei essa foto no flickr:http://www.flickr.com/photos/asanuma/7037099307/ que mostra uma galha (muito semelhante à fotografada pelo ronaldo) cortada ao meio e mostrando a larva de um inseto.

    ResponderExcluir
  4. Eita, continua difícil, mas pra mim está mais pra Diptera mesmo.

    ResponderExcluir