segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Ménage à Trois" no Pará!

César, apesar de já ter lhe dado muito trabalho nos últimos tempos, vou pedir mais um favor: hoje encontrei estes bichinhos numa espécie de bacanal. Pela foto fica bem claro que o do meio está com o órgão sexual no primeiro e o de cima está com o dito cujo no do meio. Afinal, o do meio é macho ou fêmea? Existem insetos hemafroditas? Os bichos são bem pequenos (mais ou menos meio centímetro) e são bem comuns no Bosque Rodrigues Alves, aqui em Belém. Agradeço pelas informações que conseguir.
Emir de Belém do Pará.
     Bom Emir, primeiro, vamos na identificação dos bichinhos. Eles são besouros e pertencem à família Chrysomelidae, tribo Chalepini, antiga subfamília Hispinae, hoje agrupados com os besouros tartarugas na subfamília Cassidinae, exemplos: 1, 2 e 3.
     Existem casos de insetos hermafroditas? Sim (1 e 2), mas não creio que seja este o caso. O do meio é macho, e o de trás está provavelmente atraído pela fêmea e pensa que pode conseguir algo desta forma, esta situação é um tanto comum no reino animal, pra não encher de links, duas coletâneas: 1 e 2.

Emir: Obrigado novamente, Cesar. Depois de mandar as fotos pra você, um amigo biólogo viu e disse a mesma coisa. Eu ainda não tinha visto uma situação assim. Abraços,
Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário