sábado, 25 de maio de 2013

Embiídeo no Rio Grande do Sul

Olá Cesar, hoje apareceram dois insetos em meu banheiro, que devem ter vindo de fora e entraram pelo basculante. São bem pequenos, medindo cerca de um centímetro de comprimento. Como já era noite e ele é arisco, não para de se mexer e a luz do banheiro era fraca, as fotos não saíram perfeita, mas penso que dá para ter uma ideia de como ele é.
Gostaria de saber que inseto pode ser? Se é prejudicial ao ser humano? Qual é o seu hábitat natural? Nunca o tinha visto antes.
Malfatti de Rio Grande, Rio Grande do Sul.
     Olá mais uma vez, Antonio! O bichinho em questão é uma ordem totalmente nova para o Insetologia, a Embiidina (Embioptera), os indivíduos são machos (as fêmeas não têm asas) e eles entraram no banheiro provavelmente atraídos pela iluminação artificial, não representam perigo algum.
     Em Insetos do Brasil, eles são chamados embiídeos, o nome comum em inglês é webspinner (tecedor de teias, ou algo assim).
     São insetos que se alimentam de matéria vegetal, líquens e musgos, podem viver em pequenos grupos e o cuidado maternal já foi registrado nesta ordem. Podem correr muito rápido e inclusive para trás. Mas a principal e mais interessante característica destes insetos, como o nome em inglês sugere, é a seda que produzem por glândulas situadas nas perninhas dianteiras. Encontrei este vídeo da BBC que mostra muito bem o quão eficiente são os abrigos que estes insetos criam. No meio do vídeo, uma formiga caminha sobre a seda, ela não pode detectar o bichinho pelo cheiro, contanto que ele não se mova muito, ela caminhará sobre ele sem perceber. No fim, após a chuva, ele está sequinho lá embaixo, e precisa romper a seda para beber uma gotinha d'água:

Malfatti: Puxa vida! Cesar, que legal o seu comentário! Gostei de ver o vídeo também. Sensacional. Obrigado pelo seu empenho nessa área.

Cesar: Valeu!

Um comentário:

  1. Puxa vida! Cesar, que legal o seu comentário! Gostei de ver o vídeo também. Sensacional. Obrigado pelo seu empenho nessa área.

    ResponderExcluir