sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tenébrios Gigantes em Minas Gerais

Olá boa tarde, sou do município de Montes Claros MG, e tenho imensa curiosidade em saber que tipo de besouro é esse e a qual família pertence. Ele é semelhante a um publicado em uma postagem do blog, “Besouro Carabídeo em São Paulo” onde foi identificado como Carabidae: Harpalinae, porém as características e hábitos não são semelhantes.

Este besouro é conhecido popularmente entre os criadores de pombos correio pelo nome de “Rubro” e vem aterrorizando pombais, onde aparece principalmente em épocas de reprodução quando há presença de pombos filhotes.

Ele é um besouro sugador de sangue de pombos filhotes, no qual ele inocula sua cabeça inteira no corpo dos filhotes para sugar seu sangue, o filhote então fica bastante debilitado e com corpo com marcas do furo, por onde o besouro sugou o sangue, há casos de morte dos filhotes, e casos onde os pais do filhote abandonam os filhotes e o ninho pela presença desse besouro.

O inseto adulto mede entre 2,5 a 3 cm, com antenas medindo 7mm, a boca forma de garras, o corpo parece a larva coberta com a casca que é bastante dura, com asas grossas com uma fininha embaixo das grossas, tem a cor marrom escuro fosco sem brilho algum e meio arroxeado.

A larva do besouro tem o tamanho de 2,8 a 3 cm, com três pares de patas bem pequenas, na cabeça, onde parece virar a boca, já apresenta a forma de pequenas garrinhas, o corpo é segmentado, cabeça + 10 segmentos e +1 último que tem a forma meio pontuda, tem a cor marrom claro, com partes na cor marrom escuro e a locomoção é bastante rápida.

Muito obrigada!
Aline de Montes Claros, Minas Gerais.
Aline, eu diria que estou um pouco "chocado" com o caso destes besouros. Este documento que lista os principais parasitas externos de aves não cita nada nem semelhante e também não encontro em outra fonte. Eu gostaria de ver com mais clareza as antenas mas, pelo que vejo, tanto os adultos como a larva têm tudo de Tenebrionidae, não Carabidae (e isto até me parece mais estranho ainda). Você cria as aves ou tem contato com quem cria? Estes foram coletados em criação de pombos? São os adultos que têm parasitado os bichinhos?

Estou contatando alguns criadores para ver se eles têm alguma informação a respeito.

Celso Godinho: Caro Cesar,
O besouro que aparece nas fotos é realmente um Tenebrionidae da espécie Zophobas morio. Não sou profundo conhecedor da biologia deste bicho, mas pelo que já li a respeito, este besouro seria saprófago e quando adulto se alimenta de matéria orgânica vegetal em decomposição. Se é encontrado em ninho de pombos, é porque deve se alimentar dos dejetos das aves, contudo, é possível que suas larvas ataquem os filhotes dos pombos, pois há espécies de Tenebrionídeos cujas larvas são predadoras de pequenos animais ou larvas, entretanto, certamente não "sugam" os animais que atacam, por não terem aparato suctório. É mais provável que lhes apliquem pequenas mordidas com suas diminutas mandíbulas e depois s e alimentem do sangue de suas vítimas recolhendo-o com seus palpos labiais.

Cesar: Obrigado, Celso. Então, o nome comum do besouro (além de rubro) é tenébrio-gigante, assim como os tenébrios comuns, usados também para alimentação de animais.

5 comentários:

  1. Eu nunca ouvi falar de nada parecido. Tem certeza de que são os besouros? Tem casos de alguns triatomíneos que podem sugar o sangue de animais, inclusive aves. Também existem morcegos que se são hematófagos e se alimentam somente ou principalmente do sangue de aves. Ácaros hematófagos também são comuns nas aves, mas besouros, para mim são novidade!!! Fiquei curiosa sobre o assunto!! Será que existe a possibilidade de ser algum tipo de besouro carniceiro que esteja se alimentando dos tecidos e não do sangue dos pombos??

    ResponderExcluir
  2. Ahh, ainda esqueci de falar da mosca-do-pombo...um dos principais parasitas desses animais.

    ResponderExcluir
  3. Depoois da aranha-formiga e da mosca-vespa não duvido de mais nada..

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que os besouros da imagem sao tenebrionideos. Nunca ouvi falar de um tenebrionideo hematofago. Seria possivel que estejam se alimentando de alguma ferida? Mesmo assim, sao animais grandes para estarem no meio das penas das aves sem serem retiradas ou cairem. Deve haver mais algum fator em jogo.

    ResponderExcluir
  5. São tenebrionídeos sim. 'Pra mim', eles estão se desenvolvendo entre a ração e a sujeirinha dos pássaros. E neste caso, um segundo bicho está envolvido. Porém, se não tiver havido confusão, e eles estiverem mesmo "enterrando" a cabeça nos passarinhos, minha teoria cai por terra.

    ResponderExcluir