terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tenébrios no Rio de Janeiro

Olá César , encontrei este inseto no chão do meu apartamento em Copacabana e só me preocupei porque já apareceram mais de 10 desses. Meu ap é seco e limpo porém tem tábua corrida. Agora verifiquei ter vários po baixo da tábua que é um pouco úmida.
Grata desde já.
Vanessa de Rio de Janeiro, Capital.
Vanessa, vamos tentar nos ajudar. A imagem está um pouco sem foco e eu não consigo distinguir o aspecto das antenas, o que para mim é importante, além de outras dúvidas. A foto é recente? As propriedades registradas pela câmera registra maio do ano passado. Qual o tamanho deste bichinho? A única coisa que eu garanto é que este é um besouro e é uma fêmea.  A minha melhor aposta está em Riphiceridae, veja imagens 1 e 2.

Esta coisinha pontuda atrás dela é um oviposotor e é encontrado em muitos outros besouros, como Cerambycidae ou Carabidae. Se você puder mandar fotos mais nítidas, fornecer mais informações ou dizer diferenças fundamentais com os exemplos dados, seria de grande ajuda.

Vanessa: Olá César, obrigada por me responder rapidamente.
Bom, tentei tirar outras fotos que são de hoje apesar da minha máquina estar desconfigurada. Apareceram mais cinco desses. Achei diferente dos outros que comparei em seu site.
Quando eles aperecem logo ficam de cabeça para baixo e morrem. Estou um pouco preocupada pois tenho criança que engatinha e não sei se é perigoso. Segue outra fotos. Obrigada.
Vanessa, estas imagens estão excelentes. Estes são tenébrios Tenebrio molitor (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Tenebrionini), são onívoros mas têm preferência por cereais e podem se tornar pragas em grãos estocados. São muito usados como ração para répteis e pássaros e muitos criadores destes animais criam também estes besouros em casa, é possível que algum vizinho os tenha criado. Apesar de algumas espécies nesta família serem vetoras de doenças, estes são inofensivos.

Vanessa: Oi César, Obrigada mesmo! Agora terei que saber o foco e como evitá-los em minha residência...

Cesar: O melhor mesmo é identificar onde nasceram, uma fonte suspeita é ração animal, mas morando em apartamento, pode haver um problema muito maior em um apartamento vizinho e assim chegaram em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário