segunda-feira, 20 de maio de 2013

Besouros Crisomelídeos no Pará

Mais algumas, Cesar.
Emir de Belém do Pará.
Emir, o primeiro é uma barata do coqueiro Coraliomela brunnea (Chrysomelidae: Cassidinae: Alurnini, ant. Hispinae). Todos os outros eu não consegui a identificação de espécie, mas todos pertencem à mesma família, a Chrysomelidae.

O segundo é um besouro-tartaruga, próximo do primeiro na subfamília Cassidinae. A princípio, eu pensei se tratar de Anacassis exarata, a coloração é a mesma, mas me parece que a morfologia não bate. Eu diria que ele está mais próximo de Chelymorpha do que de Anacassis.

Os outros três parecem ser Chrysomelidae: Chrysomelini, mas não consegui ir mais longe. O terceiro e o quarto me parecem muito próximos: identificando um o outro será identificado. A coloração do último é bastante comum em diversas espécies de Chrysomelidae (1, 2, 3 e 4) e eu acho que ele pode ser Phaedon confinis, que apesar de ser comum, não tem boas imagens disponíveis.

Em todos os casos, principalmente o segundo e o quinto, se houver uma vista superior do inseto, ajudaria bastante.

Emir: Obrigado de novo, Cesar. Acho que não tenho fotos com a vista superior deles. Dificilmente tiro fotos neste ângulo. Mas vou dar uma olhada com calma e, se achar, mando pra você. Abraços,
Emir

Atualização 01/06/13: Provavelmente, o último é um Eumolpus sp. (Chrysomelidae: Eumolpinae: Eumolpini).

Atualização 22/06/13: O terceiro e o quarto são Platyphora spp., comparem o primeiro e o segundo.

2 comentários:

  1. Amei o teu blog.. Queria segui-lo mas não achei a caixinha de seguidores.. mesmo assim amei o teu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, vou atender ao seu pedido, tô botando a caixinha de seguidores pra ver no que dá. Na minha experiência com o Blogger, vai ser mais pra aparecer a carinha, por que pra receber as atualizações me parece desnecessário, tem umas cinco postagens todo dia.

    ResponderExcluir