sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aranha-da-Teia-de-Ouro em Brasília

Aproveito para mandar fotos da mesma aranha enviada pela Barbara aqui de Brasília. Fantástica teia possui e os tufos das pernas existem sim, apenas não é possível mostrar com fotos sem muita resolução.
Atualmente, várias espalhadas pelo terreno e todas sempre em companhia de duas ou três visíveis.
Se tiver alguma informação sobre controle delas, sem exterminar, peço orientar.
Abraços,
Deise de Brasília, Distrito Federal.








     Muito obrigado pelas imagens, Deise, nelas é possível ver perfeitamente a bela coloração dourada das teias da Nephila clavipes (Nephilidae). Na primeira imagem, que temos praticamente apenas a silhueta (e ficou linda assim), é bem claro a presença dos pelos nas perninhas, mas não consigo vê-los na segunda imagem. Ainda na primeira, tenho dúvida se existe aí um jogo de perspectiva, mas tudo indica que é um registro da enorme diferença de tamanho entre fêmeas e machos.
     O tamanho ta teia das Nephila pode realmente chegar a proporções impressionantes e há registros de Nephilas capturando pássaros! Certa vez quando me perdi no mato daqui (!), as Nephila foram certamente o maior problema que tive para encontrar o caminho de volta...
     Não consigo imaginar outra forma de controle que não seja a remoção mecânica das aranhas.

Deise: Obrigada César,
Nas ocorrências que encontro aqui, sempre uma gigante e outras menores. Em geral mais uma ou duas um pouco menores e as demais são bem pequenas.
Agradeço a atenção.
Deise

Um comentário:

  1. Obrigada César,
    Nas ocorrências que encontro aqui, sempre uma gigante e outras menores. Em geral mais uma ou duas um pouco menores e as demais são bem pequenas.
    Agradeço a atenção.
    Deise

    ResponderExcluir