Um "combo" de aranhas para você identificar...rs! A primeira estava no substrato de um bosque na reserva de Uaimii (o chão parecia estar coberto dessas aranhas). Foram visualizadas somente no período noturno. A segunda encontrei em Altinópolis e caiu da palmeira A terceira eu encontrei dentro de casa (Altinópolis - SP), a quarta em Crangola-MG e a última em Belo Horizonte-MG.
Vamos ver como eu me saio, acho que estou aprendendo direitinho com o Antonio!
A primeira é uma aranha lobo da família Lycosidae e Pardosa sp. me parece um bom palpite. A bolinha que ela está carregando é um saquinho de ovos!
Na segunda imagem, nós temos uma Parawixia bistriata ainda jovem (Araneidae), de acordo com o Antonio, as verdadeiras responsáveis pela chuva de aranhas no Paraná, diferente do que divulgou a grande mídia. A Eliane registrou um encontro com estas aranhas na galeria de DigiPhotus.
A terceira aranha é uma aranha vibradora da família Pholcidae, é divertido mexer com elas!
A quarta é uma aranha gigante Nephilengys cruentata (Nephilidae), nativa do continente africano. É interessante notar que cada uma representada aqui tem um padrão bem diferente de coloração.
A última é uma aranha-gnomo (do inglês dwarf spider), família Linyphiidae, subfamília Erigoniinae.
Atualização 20/04/13: Antonio Brescovit confirmou que a segunda é uma fêmea de P. bistriata e que a primeira é uma aranha-lobo, suspeita de Lycosa sericovittata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário