sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Chuva de Aranhas no Paraná

Olá! Meu filho recebeu um post pelo Facebook ontem a noite -  é um vídeo impressionante...
Ainda acho que pode ser um "fake", embora pareça bastante real. Já ouvi falar, via NatGeo e Discovery Channel, de aranhas com comportamentos sociais e quase-sociais, dei uma busca na internet e de fato pode ser possível. Gostaria que dessem uma olhada nesse vídeo e tentassem identificar se de fato pode ser real e a que espécie pertencem as "milhões de aranhas" filmadas. Anexo um frame do video, em contra-luz e sem nenhum ponto de referência, não ajuda na identificação, por isso acho que assistir ao video seja necessário. Parecem ter uma estrutura corporal sugestiva das Latrodectus, e a Wikipedia informa que algumas espécies do gênero e outros genêros da mesma família podem ter comportamentos gregários. Nunca vi tal coisa no Brasil, achei sumamente interessante! Obrigado.
Almir Germano de Maringá, Paraná.

     Bom, eu não tenho conta no Facebook e prefiro continuar um tempo assim. Mas, procurando no Google, encontrei fácil estes dois vídeos. Me parece um pouco impossível que estas sejam Latrodectus sp. (Theridiidae), pelo menos as mais famosas, as viúvas-negras são bem menores e nem parecem ser encontradas por aí. Creio que sejam aranhas Araneidae.
     Amei o "se os passaarinhos não enroscarem aí, eu mudo de nome, rapaz".

Antonio Brescovit: OI,
Creio que sao Parawixia bistriata (Araneidae) na forma imatura.
Elas sao sociais na fase jovem, fazendo este display ao entardecer para se alimentar. Depois recolhem as teias e se reunem em grupos e se escondem durante o dia.
Depois de adultas tem comportamento individualista,
Abracos,
Antonio

Cesar: Muito obrigado mais uma vez, Antonio. Encontrei esta imagem no Flickr com a original datada de 1982, quando eu nem era nascido, muito semelhante ao que aconteceu agora no Paraná.

10/02/13
Almir: Olha só, acabei de achar uma notícia:
" O biólogo da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), Luiz Carlos de Pontes Silva, explicou que o grande número de aranhas encontrado no espaço se deve à falta de predadores naturais e à abundância de alimentos.
Em 2011, ele realizou um estudo que já apontava o aumento da população de aranhas. Com a destruição de árvores frutíferas que abrigavam morcegos – um dos predadores dos aracnídeos – o ambiente se tornou propício para sua reprodução.
As aranhas filmadas são da espécie Anelosimus eximius, conhecidas como tecedeiras sombrias. O biólogo alerta que sua picada injeta veneno e pode causar desconforto em adultos saudáveis. No caso de crianças com menos de quatro ano, o fato pode trazer complicações maiores."
Publicada no jornal O Diário de Londrina.
Um paper interessante...

Cesar: Seguimos aguardando confirmações.

Almir: Sem dúvida, cabia uma investigação em campo. No vídeo parece que alguém comenta que acontece sempre, e à noite elas somem. Quem sabe algum biólogo, como o que comenta a notícia, compareça para obter um exemplar.
Valeu!
Abs
Almir

11/02/13
Antonio: É, mas aquilo e Parawixia bistriata, pois o video mostra Araneidae e não Theridiidae.
Este bicho e este comportamento e comum desde o Parana ate o Mato Grosso.
Antonio

Cesar: A mídia já divulgou em massa, em geral cópia uns dos outros de que se trata da Anelosimus eximius...

5 comentários:

  1. Cesar, talvez não tenha relação direta com esta chuva de aranhas, mas com comportamento social de outra espécie de aranha.
    Há 12 anos fomos para Machu Picchu e passamos por Bonito(MS) na ida e algumas teias gigantes que ligavam um lado ao outro da rodovia nos intrigaram.
    Batemos algumas fotos, mas infelizmente nossas fotos nõa eram de boa qualidade.

    Agora no retorno da Expedição Perú- Acre (http://digiphotusnaestrada.blogspot.com.br) resolvemos passar em Bonito na volta.

    Quando chegamos perto, já lembramos do Cesar Crash e ficamos ligados para qualquer sinal das aranhas e suas teias gigantes.

    Entre Aquidauana e Nioaque(MS) achamos muitas destas colonias.

    E por pura sorte achamos uma colonia perto do chão, visto que a maioria dos núcleos destas colonias estão perto das copas das árvores.

    Só então pudemos perceber que o que parecia um casulo de longe, na verdade é o núcelo de uma colonia destas aranhas.

    Num núcleo de colonia há centenas destas aranhas, todas bem maiores que uma armadeira. Eu diria do tamanho de uma tarântula de pequeno porte.

    Sinceramente, para mim, que sou somente uma fotógrafa amadora parecia assustador. Meu marido mexendo no arbusto no qual a colonia estava ancorada e eu morta de medo com a movimentação dos indivíduos da colonia.

    Enfim, publiquei hoje várias fotos das colonias e de alguns indivíduos que se aventuravam para fora do núcelo.

    Outra informação, elas tem hábitos noturnos. Segundo habitantes da região, a noite, elas ampliam suas teias e ficam flutuando no ar. Qualquer objeto que caia na teia a colonia age em conjunto.

    ResponderExcluir
  2. César, só esqueci de dizer que as fotos foram publicadas no Flickr (http://www.flickr.com/photos/digiphotus/)
    Os números das fotos são: 5302, 5313, 5316, 5326 e 5291(meu marido enrolando pedaço da teia desta aranha.

    A resistencia do fio da teia desta aranha lembra um fio de nylon.

    Se algum biólogo ou estudioso quiser, poderemos enviar.

    ResponderExcluir
  3. Eliane, difícil de localizar as fotos!.. Tem como deixar um link aqui?

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, as fotos são
    http://www.flickr.com/photos/digiphotus/8477253980/in/photostream
    e
    http://www.flickr.com/photos/digiphotus/8477231804/in/photostream/
    Ainda vou ver direitinho, provavelmente precisarei de ajuda, mas não me parece ser nenhuma das discutidas aqui. Não devem também ser perigosas como os moradores locais dizem.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Mas nesta foto a situação parece bem diferente:
    http://www.flickr.com/photos/digiphotus/8477745490/in/photostream/

    ResponderExcluir