terça-feira, 19 de março de 2013

Lagarta-de-Fogo em Minas Gerais

E aí Cesar eu encontrei essa taturana num fragmento de Mata Atlantica, dessa vez há alguns quilômetros de minha casa há 1400 metros de altitude. Ela se parece mais com uma flor rabo de gato do que uma lagarta, que espécie seria essa e como seria um adulto? Infelizmente a resolução dessa foto está bem ruim.
Leandro Corrêa de Poços de Caldas, Minas Gerais.
     E aí, Leandro! Esta é uma larva de mariposa Megalopyge sp. (Megalopygidae), provavelmente Megalopyge albicollis. Estas larvas são perigosas, podem causar grandes reações na pele através de espinhos que se escondem por baixo do pelo aparente. É possível manuseá-las, mas eu não recomendo. Este documento, relata um acidente envolvendo uma criança de 11 anos com uma larva deste gênero, comum em MG, a M. lanata (certamente não se trata desta espécie, mas os sintomas serão semelhantes): "A criança apresentou quadro de edema, eritema, dor intensa e sonolência, evoluindo para bradicardia".
     Sempre conheci toda lagarta de cerdas urticantes por lagarta-de-fogo, mas pelos links que visitei agora, este parece ser um nome comum preferível para as espécies de Megalopygidae, especialmente Megalopyge sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário