quarta-feira, 6 de março de 2013

Aranha de Seis Pernas em São Paulo

Olá Cesar, como vai?
Venho há algum tempo acompanhando o site com muito interesse! E hoje gostaria de pedir uma identificação, se possível.
Essa 'aranha' apareceu na parede da sala da minha casa, sei que as fotos não ajudam nem um pouco, mas me pareceu completamente diferente das aranhas que já encontrei por aqui.
Me chamaram a atenção dois fatos, primeiro ela possuir seis patas (não sei se por acaso ela pode ter perdido as outras, ou se trata de outro animal), e segundo, ela tem um corpo bem achatado.
Como não é perceptível nas fotos, acho que talvez ajude dizer que a coloração dela é marrom, e que esse "corpo achatado" me pareceu ter uma estrutura rígida. Ela não possui mais que 2 cm de diâmetro, e não havia teia no local.
Espero que possa ajudar, e ressalto que gosto muito do site, está de parabéns!
Eduardo de São Paulo, Capital.
Eduardo, tudo indica que esta é sim uma aranha e não é tão raro ver aranhas com menos de oito pernas, veja exemplos com seis AQUIAQUI e AQUI. Ela deve ter perdido as pernas, talvez em alguma batalha com outra criatura.

As imagens, apesar de um tanto borradas, mostram claramente uma aranha com todas as pernas encurvadas para a frente e pela sua própria observação de que seu corpo é achatado, esta tem tudo pra ser uma aranha Selenops sp. da família Selenopidae e ela parece ser um macho. Veja uma com seis pernas (duas de um lado e quatro do outro) AQUI. Estas aranhas são inofensivas.

O Wikipedia em português lhes chama aranha-caranguejo, mas eu discordo que este seja um bom nome comum, pois aranhas caranguejo (crab spider) se refere às aranhas da família Thomisidae. O Wikipedia em inglês se refere a elas como aranhas-caranguejo de parede o que é um bom nome para diferenciar mas eu ainda prefiro chamá-las aranhas chatinhas (do inglês flattie spider), como consta na galeria de DigiPhotus.

Não sei se é impressão minha, mas me parece que além das pernas, ela perdeu os pedipalpos. Se ela ainda não for totalmente adulta, ela poderá recuperar todos os membros perdidos. O tamanho estimado, considerava as pernas ou apenas o tamanho do corpo?

Muito obrigado por gostar e acompanhar o Insetologia!

Eduardo: Obrigado pela ajuda! Acredito que tenha perdido os pedipalpos sim, não havia reparado, mas agora que comentou realmente parece.
Então, esse tamanho estimado é com as pernas!

Cesar: Neste caso, ela me parece pequena. Muito dificilmente não é uma Selenops, ela ainda deve ser jovem.

3 comentários:

  1. Obrigado pela ajuda! Acredito que tenha perdido os pedipalpos sim, não havia reparado, mas agora que comentou realmente parece.
    Então, esse tamanho estimado é com as pernas!

    ResponderExcluir
  2. Apareceu uma aranha como essa ontem na parede do meu quarto: corpo achatado com 6 pernas. Claro que eu não iria dormir lá com ela! Mas tirei uma foto para provar que eu não estava maluca. Como faço para posta-la? Aprendi que aranhas têm 8 pernas. Como é que essa tem 6!!! O pior é que, quando fui procura-la hoje, ela já havia se escondido. Vou ter que fazer uma faxina e ver se ela não se escondeu na minha cama ontem...
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Paty, eu gostaria de ver sua imagem. O processo para upload das imagens é simples, basta preencher o formulário na página do pedido de identificação.

    ResponderExcluir