sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mosca-ladra Predando Abelha em São Paulo

Olha q incrível q eu fotografei na minha ida ao Pq Corredores da Biodiversidade aqui em Sorocaba! Mta gente falou q elas estavam copulando, mas acho q é uma espécie se alimentando da outra.... Você poderia tirar a nossa dúvida?
Evelyn Dias de Sorocaba, São Paulo.
      Você apostou? Estas são duas espécies totalmente distintas! Uma abelha-europeia Apis mellifera (Hymenoptera, Apida, Apinae) sendo brutalmente assassinada por uma mosca-ladra (Diptera, Asilidae, nome comum do inglês robber-fly). Por ser realmente parecida com uma abelha, esta é provavelmente uma Laphria sp. (Laphriinae).
     Este tipo de mosca fura a vítima com seu aparelho bucal e injeta sua saliva que contém um neurotóxico que paralisa a presa e ao mesmo tempo contém enzimas que dissolvem os seus órgãos internos. Falando em paralisar, certa vez em uma das aldeias do Jaraguá, um asilídeo tão grande pousou no chapéu de um amigo que eu paralisei só de ver, não sabia até então que crescessem tanto. Estes bichos não devem ser manuseados, alguns têm bicos tão fortes que podem perfurar até a casca dura de besouros, o que dizer da pele humana.
     A ideia de 'ladra' vem do fato destes bichos atacarem de emboscada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário