quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lagarta Esfingídea em Minas Gerais

Olá, achei essa lagarta muito curiosa e gostaria de criar ela pra fotografar o desenvolvimento, achei duas iguais.
Ela tem cerca de 1cm, gostaria de identificar pra saber se a folha da planta q a encontrei seja a certa pra elas se alimentarem.
Gostaria também de saber uma forma eficaz pra fotografar a planta e conseguir uma identificação da mesma também.
Obrigada!
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
     Olá, Raphaela. Infelizmente, lagartas são muito difíceis e pelo menos até agora, não tenho uma resposta para esta. Normalmente, lagartas com este longo espinho pertencem à família Sphingidae, mas nem isto eu posso garantir. O mais provável é que a planta onde ela estava seja sim a hospedeira, se não, o ideal seria oferecer folhas das plantas mais próximas, normalmente elas rejeitam as folhas que não são certas pra elas, ou seja, se elas comerem, esta é sim a planta certa. Eu acredito que ela ainda está num estágio muito jovem, o que dificulta ainda mais a identificação, por que lagartas mudam muito de aparência enquanto crescem.
     Se conseguir criá-las, por favor, deixe-nos saber e conhecer as próximas fases dela, este seria um grande registro.

ps.: De acordo com Bill Oehlke em What's That Bug?, esta deve ser uma larva de Isognathus sp. (Sphingidae, Macroglossinae). Neste caso, não encontro imagens de estágios mais jovens, mas as mais comuns na região parecem ser I. menechus e I. caricae e se alimentam em Apocynaceae sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário