segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lagarta-Aranha em São Paulo

Olá, podem me ajudar a identificar esse inseto? O encontrei numa folha da Dama da Noite.
Cristian Bergl, de São Paulo/SP
Olá, Cristian, que imagem bacana, hein? Dá vontade de perguntar: Meu, que que esse bicho tá fazendo aqui, tão longe do fundo do mar!?

Este inseto esquisito é um bebê mariposa. As larvas das mariposas da família Limacodidae gênero Phobetron são conhecidas por lagartas-aranha, e eu recomendo que tome muito cuidado com elas, são lagartas que sabem se defender, queimam que é uma beleza e a dor não vai passar tão cedo.

Não tendo certeza de qual das cinco espécies de dama-da-noite ela estava se alimentando, de qualquer forma não vejo referências sobre Phobetrons se alimentando em nenhuma delas, e sugiro que não confie na maioria das referências na internet que use nomes científicos com "nome e sobrenome".

Quando adulta, ela não será tão menos estranha do que é enquanto larva. Este é um vídeo bastante famoso na net de uma lagartinha aparentada:

Atualização 26/02/2.014: Aparentemente, a periculosidade destas lagartas é uma lenda.

2 comentários:

  1. Cara eu encontrei muitas dessas, em minha pitangueira,aqui em São Paulo mas o grande diferencial era a cor.Ela tinha uma cor avermelhada e as vezes amarronzada é um inseto realmente estranho.Mas em fim eu queria saber se a cor destes insetos possuem variação, ou sera outra espécie que rodeia minha residencia ???

    ResponderExcluir
  2. A sua deve ser esta: http://www.insetologia.com.br/2013/04/lagarta-aranha-na-bahia.html, provavelmente são Phobetrons diferentes.

    ResponderExcluir