terça-feira, 13 de novembro de 2012

Besouro-Pulga no Rio de Janeiro

     Olá Cesar, tudo bem?
     Esse inseto lindo eu fotografei no Jardim Botânico do Rio de Janeiro-R.J. em 11.11.2012.
     Aguardo sua resposta.
     Um abraço,
     Lúcia Lopes
Este é um besouro (na verdade, besoura) da família Chrysomelidae, subfamília Galerucinae, tribo Alticini. Embora existam excessões, alticínios são em geral facilmente reconhecíveis pelos fêmures trazeiros superdesenvolvidos, usados para realizar grandes saltos, por isso os seus nomes comuns "besouro-pulga" ou "besouro-saltador".

A tribo Alticini era antigamente considerada subfamília Alticinae, e o Google ainda retorna mais resultados para Alticinae do que para Alticini.

Pesquisei em diversas fontes e não tive sucesso em identificar ao nível da espécie, ela não me parece muito comum, não está na galeria de Coleoptera Neotropical e infelizmente deve estar entre os "22 a 38" neste documento da ICMBio. De acordo com este documento da Sociedade Ecológica Brasileira, existem mais de 8.000 espécies descritas somente nesta tribo, e nós sabemos que a nossa grande fauna tropical não é lá tão bem estudada.

Porém, na tentativa de identificar esse, parece que eu consegui identificar esta outra belezinha abaixo e ainda conheci esse maravilhoso site venezuelano que possui uma fantástica galeria ainda em construção de besouros-pulga, e é bem possível que daqui a algum tempo ele nos brinde com a identificação desta espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário