terça-feira, 10 de abril de 2018

Adulto de Formiga Leão no Ceará

Saberia o que é este Neuróptero do Ceará, Fortaleza? Encontrado durante a noite. A primeira foto foi tirada em 11 de Fevereiro, 2018 às 21:06:54 e a segunda às 23:55:12 do mesmo dia. Foi usado flash.
(Myrmeleontidae: possível Brachyneumurini, não sei subfamília). Brachyneumurus, Distoleon e Myrmeleon são gêneros parecido, provavelmente não é nenhum, mas serve de referência. Devem ter mais... Eu vou dar uma pesquisada e ver se acho algo aqui pro Ceará. Equipamento na época não era tão bom, nem sei se é possível chegar ao gênero com essas duas fotos, mas espero que dê pra limitar as possibilidades. Agradeço desde já.
Oscar.
Encontrei uma única referência à tribo Brachyneumurini é Stange (1994), falando justamente sobre sua nulidade, mas para as espécies anteriormente incluídas nesta tribo, este é o artigo. O que há de mais recente parece seguir Stange (2004), só consigo te assegurar que a subfamília é Myrmeleontinae, e que há gêneros dos quais não há imagens disponíveis para comparação. Comparando espécimes na galeria de Fauna Paraguay eu iria de Myrmeleon (Myrmeleontini), mas não estou conseguindo no momento fazer comparações em um grupo com pouca variedade morfológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário