terça-feira, 24 de outubro de 2017

Aranhas Leucauge no Espírito Santo

Olá César! Gostaria de saber se essas Leucauges dão pra chegar na sp?? Percebi q algumas tinham desenhos iguais próximo a fiandeira e outras tinham um desenho diferente...

Então tentei separar as q achei diferente...

Essa com esse padrão foi em Linhares (ES) no dia 06/08/2017:
Esse outro padrão parece mt com o primeiro, mas ao invés de duas faixas laranjas, tem uma só. Além disso, encontrei o msm padrão em locais de registros em regiões diferentes. Fotos feitas tmb em Linhares (ES):
23/09:

24/09:
Esse terceiro padrão não tem faixa laranja... rsrs. Foto tmb de Linhares (ES) em 23/09/2017:
Julguei como de um quarto padrão, Linhares (ES) tmb, em 16/09/2017:
Desculpe a quantidade de imagens, mas se forem sp diferentes pode ajudar mais gente futuramente...
Gabriel Bonfa. 
Gabriel, só o que consigo dizer é que em São Paulo a espécie comum é L. argyra, com registro raro de L. atrosticta, de modo que a maioria das que encontramos deve ser L. argyra, a variação deve ser normal de indivíduo para indivíduo, idade e sexo; pelo menos a sexta imagem eu suspeito que seja macho. Com aranhas, é comum que só se chegue à espécie por análise da genitália e em muitos artigos eu as vejo identificadas apenas como Leucauge sp. (Tetragnathidae), como Indicatti (2013), Bonaldo et al. (2009), Chavari, Cipola & Brescovit (2014), Carvalho & Avelino (2010), Lira-da-Silva (2011), só pra citar os que tenho comigo. Não creio que se possa afirmar a espécie por fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário