quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Papa Moscas Leptofreyia no Pará

Olá César, encontrei essa pequenina hoje. Constantemente elas aparecem na minha casa. Sempre tive curiosidade de saber mais sobres essas aranhas pequenininhas. Qual a espécie delas? Elas crescem mais?
Ela foi encontrada no sudeste do Pará.
Carolyne Alecrim.
Carol, esta mostrou bem como faz diferença a região onde foi encontrada, que eu pedi depois de receber, mas antes de sequer pesquisar. Aqui em São Paulo, nós temos por exemplo Freya decorata (Freyinae) e a introduzida Plexippus paykulli (Plexippinae), que são bem semelhantes, mas eu vi que, perfeitamente, não combinavam. Eu encontrei Leptofreya ambigua (Freyinae), palpite muito melhor, e que a página de BugGuide afirma ser nativa do norte da América do Sul, incluindo Colômbia, Guiana Francesa e norte do Brasil, aqui no sudeste ela não ocorre. O macho de L. bifurcata também é bem semelhante, mas os registros são da Costa Rica e Panamá.

Não sei o tamanho exato dela, mas dá pra ter uma noção "pelos pelos". Aranhas papa-moscas da família Salticidae são sempre pequenas, mesmo as grandes para a família, são pequenas (1, 2), seu exemplar me parece um macho adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário