sábado, 26 de agosto de 2017

Insetos em São Paulo: Formigas?

Olá! Me deparei com esses insetos em uma fazenda em Jundiaí-SP e gostaria de saber o que são. Estavam em muitos, andando por uma madeira que estava fincada no chão. Parecem formigas, com o corpo alongado e o final preto e branco. (desculpe a qualidade da imagem)
Izzie.
Izzie, realmente falta resolução na imagem pra discernir o que se passa. Seria muito bom ter pelo menos uma noção do tamanho delas. Pelos indivíduos em vista dorsal, na parte de baixo da imagem, detalhe à esquerda, realmente parecem ser formigas com detalhes brancos no abdome. Neste caso, o melhor que imagino seria alguma Tapinoma sp. Talvez outras formigas com um abdome dilatado, talvez ainda se forem rainhas, possam chegar a uma aparência semelhante. Mas os indivíduos que estão acima, na lateral da madeira, parecem contar uma história diferente, onde o abdome é a outra extremidade. Neste caso, poderiam ser formigas carregando suas larvas.

Estas são todas conjecturas muito vagas. Ainda há a possibilidade de tirar mais fotos dos insetos? Se alguém reconhecer de quê se trata, por favor, use os comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário