sábado, 15 de abril de 2017

Percevejo Predador e Abelha em São Paulo

Oi César! Testemunhei este homicídio! Você poderia identificar a "vespa assassina" e a vítima? Estávamos em uma chácara com apicultura. Obrigado.
Fernando Martins Soares em Valinhos, São Paulo.
A "vespa" é na verdade um percevejo da família Reduviidae, curiosamente também chamados de percevejos-assassinos, embora temos evitado o termo pela conotação negativa. Não conhecia este tão pequeno tão robusto, mas creio que identifiquei corretamente como Notocyrtus sp. (Harpactorinae: Harpactorini; embora Coilopus [Notocyrtoides] seja, talvez, uma possibilidade, N. foveatus é quase idêntico.).

Você saberia falar sobre este comportamento visto na última foto, onde o bichinho está praticamente de pé? Não parece ser algo que apenas este exemplar fez por acaso, há um registro semelhante em iNaturalist. Não encontro nada sobre isto; muitas vezes, estudando exemplares mortos, este tipo de comportamento é desconhecido.

Não consigo identificar a abelha mas, a princípio, é alguma indígena sem ferrão (Meliponina), o que me levou a acreditar que o percevejo é muito pequeno.

Atualização: De acordo com Gy Zhang, especialista no grupo, o comportamento é comum em Harpactorinae anes de iniciar o ataque à presa. Mas este é um registro interessante pois pode se tratar do primeiro de uma Notocyrtus predando abelha Meliponina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário