sábado, 11 de fevereiro de 2017

Gafanhoto Dichloroplini no Paraná

Estou enviando agora fotos de um gafanhoto que é morador fixo do meu quintal, o acompanho desde jovem e creio que agora atingiu a fase adulta, esse eu tenho fotos de muitos ângulos, haha (e me desculpe se a quantidade de fotos foi muita, mas achei que poderia ajudar na id).
Mandy de Curitiba, Paraná.
Ajuda sim, Mandy, gafanhotos são bem difíceis. A parte vermelha nas pernas traseiras me lembra um que registrei em casa, que acredito ser Ronderosia sp. (Melanoplinae: Dichroplini). Só está me parecendo que o gênero próximo Dichroplus (eram considerados um só) também pode apresentar esta característica, está me parecendo seguro apenas até a tribo. Veja:

Dichloroplus, também pertence à tribo Dichloroplini (...) Devido à grande semelhança entre os espécimes, o status taxonômico deste grupo também é de difícil interpretação. Consequentemente, muitas espécies designadas inicialmente como Dichloroplus têm sido recentemente transferidas para outros gêneros (...). Por esta razão, ainda não é satisfatoriamente distinguido dos outros gêneros de Dichloroplini. 
Os representantes do gênero Dichloroplus são usualmente dominantes, tanto em número de espécies quanto de indivíduos, em muitas comunidades de gafanhotos da Argentina, Uruguai, partes da Bolívia, Paraguai, Chile e sul do Brasil. (Jéssica Miranda do Nascimento, 2009, p. 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário