segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Adulto e Ninfas de Gafanhoto Psiloscirtus no Rio de Janeiro

Já fotografei esta ninfa de gafanhoto, que está identificada em meu Flick por alguém que tem bastante competência entre os ortoperólogos brasileiros como sendo uma ninfa de Psiloscirtus olivaceus (Acrididae: Ommatolampidinae: Abracrini) Bruner, 1911, e você poderá ver a fotografia nesse link.
Antonio Carlos  de Barros Carvalho Lopes de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Com esta identificação, creio que fica resolvido tanto a ninfa do Marquinhos em São Paulo e a do Marlon na Bahia como o adultos da Tami em Minas Gerais e a do Willermam no Espírito Santo cobrindo toda a região Sudeste e parte da Nordeste. É interessante observar que a região de ocorrência registrada em OSF não inclui a região Sudeste, apenas a Norte e Centro-Oeste.

Atualizção Nov/2021 - Lucas RubioOlá César! Psiloscirtus olivaceus tem um pronoto de cor mais uniforme e uma distribuição muito estreita, limitada a região Amazônica.
O adulto nessa foto, com uma banda pós-ocular branca, corresponde a Sitalces volxemi, espécie com uma distribuição também reduzida, mas para a Mata Atlântica:

Não posso conferir que todas as ninfas sejam da mesa espécie. Já vi ninfas como essas de muitas partes de Sudamérica, pelo que o mais provavel é que varias especies de Ommatolampidinae tenham ninfas de primeros estadíos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário