quinta-feira, 28 de março de 2013

Gafanhotos Acrididae

Oi César!!
Tenho aqui 3 espécies de gafanhotos para serem identificados! A primeira foto foi tirada na Reserva Uaimii (Ouro Preto - MG) e as duas seguintes em Altinópolis - SP, sendo a foto de numeração DSC01341 tirada em área rural (em um sítio cercado por plantações de cana, café e também área de mata)e a DS01833 na área urbana. Abraço.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
A dificuldade em identificar gafanhotos está no fato de haver numerosíssimas espécies na nossa região e pouquíssimas imagens delas. Os gafanhotos mais coloridos são sempre os melhor representados.

Todos os gafanhotos das imagens são considerados hoje na família Acrididae. O primeiro e o segundo são da subfamília Ommatolampinae..

O da terceira imagem pertence à subfamília Gomphocerinae. Com o material disponível é muito difícil seguir adiante, existem subfamílias com centenas de gêneros, muitos deles sem uma única imagem.

Tami: Que preconceito com os "apagadinhos"...rs! Bom, mas pelo menos seu Blog expõe as fotografias dos nossos amigos gafanhotos desprovidos de cores vivas para que, um dia quem sabe, possam identificados, né?! Por hora, já está de bom tamanho saber a subfamília desses exemplares!

Cesar: Se eles vivessem acima do Equador também seria bem mais fácil.

Atualização Dez./2.016: O casalzinho foi identificado como Psiloscirtus olivaceus (Acrididae: Ommatolampidinae: Abracrini).

Atualização Dez/2022 - Jefferson Coelho: Cesar, mudaram a ID do casal para Sitalces volxemi.

Um comentário:

  1. Que preconceito com os "apagadinhos"...rs! Bom, mas pelo menos seu Blog expõe as fotografias dos nossos amigos gafanhotos desprovidos de cores vivas para que, um dia quem sabe, possam identificados, né?! Por hora, já está de bom tamanho saber a subfamília desses exemplares!

    ResponderExcluir