sábado, 22 de outubro de 2016

Barata Blaberídea no Rio Grande do Norte

Boa noite Cesar,

Encontrei essa barata aqui ontem 20/10 na minha universidade (Natal, Rio Grande do Norte), no meio das folhas secas. Na hora em que capturei achei que era uma ninfa de Blaberus, mas quando cheguei em casa e olhei melhor vi que não era. Ate agora não consegui identificar com certeza. O genero mais proximo que encontrei foi Nauphoeta, mas as asas são um pouco curtas demais. Ela mede 3cm e é bem rápida e tenta se livrar quando se tenta segurá-la mas fica completamente parada quando é solta. 
Gostaria de saber ao menos o genero desse individuo e se possivel um pouco da sua biologia, pois achei ela muito bonita e talvez um crie uma colonia se eu conseguir achar mais delas no local.

Muito obrigado!
Rafael Pablo Rodrigues Canejo.
Ela me lembrou Rhyparobia maderae (=Leucophaea maderae;  Blaberidae: Oxyhaloinae: Nauphoetini) mas, também pelas asas, parece não ser o caso. Os padrões no pronoto parecem combinar com esta fotografada pelo Elvenar, que agora eu creio que combina com exemplares identificados como Calolampra sp. (Epilamprinae) e, de acordo com Mr. Smiley no Flickr, "fêmeas têm asas curtas". O problema é que sete gênero parece ser hoje considerado exclusivo da Oceania e Ásia, de modo que ela deve ser considerada ou Poeciloderrhis ou Epilampra.

Atualização Jan./2.017: Vitor Tarli acredita que se trata de uma fêmea de Epilampra (Blaberidae: Epilamprinae: Epilamprini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário