sexta-feira, 8 de abril de 2016

Insetos em Cama-Box em Santa Catarina

Oi Cesar. Não são o mesmo na foto. Tinham vários tanto com essas marcas brancas como os sem. Descobrimos a fonte: o box sob o colchão. Abrimos e estava cheio deles, centenas. Provavelmente a madeira não era boa e o fato de deixarmos a função de umidificador do ar ativado pode ter facilitado. Dentro do box havia um "casal". Não sei se é o mesmo gênero/espécie e também não sei se é a forma adulta destes pequenos. Mando em anexo as fotos (duas de uma e uma do outro). O maior (1ª foto) tinha cerca de 3cm de "corpo". Grato desde já o/
Jamerson Henrique de Pinhalzinho, Santa Catarina.
Que bom que pode encontrar a fonte de infestação dos latridiídeos e que estranho ter encontrado junto estes outros insetos. Nas duas primeiras imagens é um besouro-tigre ou cicindela (Carabidae: Cicindelinae; =fam. Cicindelidae), que pode ser Odontochila nodicornis, besouro predador benéfico.

O segundo é uma maria-fedida da família Pentatomidae, aparentemente um macho de Antiteuchus sp. (Discocephalinae: Discocephalini), estes são fitófagos e podem liberar uma química de defesa com cheiro repugnante se perturbados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário